Subscribe:

Ads 468x60px


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Multi-Verso - Bateria Perfeita

Olá povo!

Recentemente foi anunciado que uma pesquisa em conjunto das universidades de Gdansk da Polônia e Leuven na Bélgica - Lideradas por Robert Alicki e Mark Fannes - que implica que através da aplicação de conceitos da física quântica, é possível aprimorar otimizar baterias, principalmente para portáteis.

Sabe-se que, podemos determinar o estado quântico de átomos a partir da movimentação dos elétrons, sendo que cada tipo de movimento pode determinar um valor de bit quântico (qubit).

Estes estados trazem quantidades pequenas de energia, mas estas podem ser usadas para alimentar eletrônicos de diversos tipos. A mecânica quântica se aproveita do realinhamento das partículas no interior da bateria para que o eletrônico mantenha uma carga constante, tornando assim, o aparelho "autorrecarregável".

O grupo de cientistas ainda encontraram outra possibilidade - utilizar o entrelaçamento quântico para criar redes de baterias que seriam capazes de fornecer quantidades ainda maiores de energia sem a perda em carga ou descarga. Assim seriam criadas “baterias perfeitas”. Poém, mesmo com o avanço das pesquisas, ainda não é possível dizer qual o tempo necessário para que se torne produto capaz de ser comercializado.

Que a ciência mostre cada vez mais, o que tem reservado para nós! :)

Farvel.

2 comentários:

Kel disse...

Que bom! Quando essa super bateria entrar no comércio significará a aposentadoria da transmissão energética por cabos. Já pensou a casa livre desses fios por td quanto é canto, já que cada aparelho terá sua própria bateria. A cidade sem aquela fiação horrível à vista, podendo plantar árvores sem mais frescuras, etc etc etc.

Bjs

@IaritaTeixeira disse...

Pior! A tecnologia de hoje cansa a beleza da gente!

Postar um comentário